Alimentação Flexível - Porquê procurar um Nutricionista?
Nutrição
A importância da alimentação e sobretudo da manutenção do bom estado nutricional, não só para o bem-estar geral, mas também para o combate contra patologias, tem estado mais do que nunca em voga.
Apesar de ser fundamental difundir esta informação, muitas foram as “dietas” que surgiram ou ressurgiram, prometendo ser a resolução para todos os males. É aqui que o nutricionista tem um papel fundamental. Infelizmente, na maioria das vezes, desconsiderado pelos principais veículos de comunicação que preferem ter fontes de informação baseadas em engagement nas redes sociais do que nos profissionais de saúde formados para esse fim.
Qualquer planeamento alimentar, independentemente do seu objetivo, só irá ter sucesso caso seja adaptado às necessidades de quem o vai cumprir, encaixandose nas suas rotinas, na dinâmica familiar e social bem como levando em conta as suas preferências alimentares.
A adesão está intrinsecamente conectada com a capacidade de flexibilizar o plano alimentar, deixando de fazer sentido optar pela dieta x ou y. Com isto, não significa que uma dieta flexível deve ser utilizada como pretexto para a ingestão de açúcar, gordura e sal sem que isso represente qualquer problema alegando que está dentro das necessidades energéticas.
A base estará sempre no equilíbrio e ser fundamentalista não é bom em nenhum dos sentidos. Consulte um nutricionista que o ajude a organizar o seu dia e a ir de encontro aos seus objetivos, sem que isso comprometa a sua relação com a comida e com o seu corpo.
Joana Santana, CP2887N
Nutricionista Fitness Factory Paredes