A Nutrição e as Articulações
Nutrição
Com a aproximação dos dias frios, as dores nas articulações começam a aparecer. Mas será que a nutrição e a suplementação podem ajudar no fortalecimento e na minimização da dor das tuas articulações?
A glucosamina e a condroitina são componentes estruturais das cartilagens e são ambos produzidos pelo nosso organismo. Tem sido estudado o impacto da suplementação destes dois componentes na osteoartrite, mas, na verdade, tem-se verificado resultados controversos. Nos estudos realizados verificou-se, em algumas amostras populacionais, melhorias na dor e mobilidade dos joelhos e, em outras amostras, verificou-se quem não tenha sentido qualquer alteração da sintomatologia.
Já relativamente à alimentação, esta poderá auxiliar bastante, diminuindo a inflamação e, consequentemente, reduzindo as crises de dor e inchaço nas articulações.
Para obter este resultado através da alimentação deverás privilegiar uma alimentação equilibrada, rica em cálcio, ómega-3, vitamina D, vitaminas antioxidantes (vitaminas C e E) e vitaminas do complexo B. Partilho alguns alimentos que deverás incluir no teu dia alimentar:
1. Vegetais e frutas cítricas (laranja, tangerina, morango, kiwi);
2. Leite e derivados;
3. Frutos oleaginosos (avelãs, cajus, nozes, amêndoas);
4. Abacate;
5. Peixes gordos como sardinha, salmão, atum e cavala;
Deves ainda evitar alimentos processados, ricos em açúcares e gorduras e ricos em sal, produtos de pastelaria e charcutaria e produtos embalados.
Concluindo, a nutrição e a suplementação podem sim ajudar nas tuas dores, no entanto, deverás consultar o teu nutricionista de forma a esclarecer qual a estratégia mais adequada para ti.
Nutricionista Catarina Faria 3626N - Fitness Factory Santarém