A Alimentação num dia de praia
Nutrição
Para tornar os dias de praia inesquecíveis, saborosos e saudáveis, deveremos ter na nossa lancheira alimentos com qualidade nutricional, de fácil preparação e transporte, que garantam a nossa hidratação e saciedade.
No verão, as perdas hídricas acentuam-se mais do que nos outros períodos do ano. Por isso, é essencial prevenir desidratação e assegurar o aporte correto de água, que deverá ser considerada a bebida de eleição. Podes optar também por chás frios sem adição de açúcar ou fazer águas aromatizadas caseiras, com ingredientes como a hortelã, gengibre, canela, limão, etc…
De forma a assegurar pequenas refeições saudáveis, a tua lancheira deverá ter no seu interior alimentos como fruta fresca e sazonal, como os figos, framboesas, melão, melancia, ameixas, morangos, frutos oleaginosos, legumes em palito como cenoura, pepino, beterraba e tomate cherry, tostas integrais ou galetes de milho e arroz. Podes completar estas refeições com um elemento proteico, como o ovo cozido, queijinhos individuais, húmus (pasta de grão-de-bico) ou mesmo iogurte natural, caso esteja bem refrigerado.
No caso das refeições principais, deves ter em conta a escolha de elementos de acordo com a tua alimentação quotidiana, dispondo sempre de verduras e legumes, uma fonte de hidratos de carbono (pão integral, massa, quinoa, leguminosas) e uma fonte de proteína (carnes brancas, salmão fumado, atum ao natural, ovo, leguminosas etc.)
Uma salada de pote cheia de legumes é uma ótima opção para um almoço, garantindo a sua saciedade durante mais tempo.
Os dias de descanso, sol, mar e praia não podem ser sinónimos de descartar totalmente a alimentação saudável da tua rotina.
Nutricionista Catarina Piteira Faria - Fitness Factory Santarém