7 atitudes que prejudicam o aumento da massa muscular
Nutrição
Para ganhar massa muscular é preciso treinar regularmente e de forma correta, no entanto, este não é o único pilar fundamental.
A alimentação e o próprio estilo de vida são igualmente importantes.
Assim, existem algumas atitudes que prejudicam o desenvolvimento de massa muscular, nomeadamente:
1. Não consumir água suficiente
Cerca de 60%/70% do nosso organismo é composto por água. Uma boa quantidade dessa água encontra-se nos músculos. Caso o consumo não seja suficiente, o rendimento dos treinos será afetado negativamente, como também irá prejudicar a recuperação e o desenvolvimento muscular. A desidratação pode levar ao aparecimento de lesões.
2. Menosprezar o descanso
O treino provoca desgaste muscular. Assim, o músculo precisa de um descanso adequado para que possa recuperar, fortalecer e preparar-se para um novo estímulo. Caso isso não aconteça, o músculo que está “fraco”, não recupera e “perde-se”. Dormir cerca de 8h por noite é importante.
3. Consumo de álcool
O álcool é composto por calorias “vazias”, pelo que não traz vantagem ao organismo. O álcool desidrata e prejudica o desempenho durante os treinos. Aconselha-se que o seu consumo seja esporádico e guardado para os dias festivos.
4. Consumo excessivo de proteína e baixo em hidratos de carbono
Para o desenvolvimento da massa muscular, é necessário ter uma dieta nutricionalmente equilibrada, o que significa que se deverá ter em atenção todos os nutrientes. Quando o consumo de proteína é excessivo, prejudica-se a síntese de massa muscular e, como qualquer outro nutriente, esse excesso acaba por se transformar em massa gorda. O consumo de hidratos de carbono não deverá ser baixo, uma vez que estes são a principal fonte de energia utilizada durante os treinos, poupando a proteína que poderá assim atuar na síntese de massa muscular.
5. Consumo calórico (qualidade VS quantidade)
Para aumentar a massa muscular, é importante garantir que se consome mais calorias do que aquelas que são gastas. Se não se atingir a quantidade calórica necessária, apesar dos treinos regulares, favorece-se a perda de massa muscular. Não devemos olhar apenas para as calorias, mas para o valor nutritivo dos alimentos. Não adianta consumir alimentos pobres nutricionalmente para aumentar o valor calórico, pois mais facilmente essas calorias serão convertidas em massa gorda do que em massa muscular.
6. Colocar a suplementação à frente da alimentação ou não fazer a suplementação correta
Os suplementos alimentares servem para colmatar a falta de algum nutriente que não se está a conseguir obter através da alimentação. De nada irá adiantar focar apenas na suplementação se a alimentação e/ou treino não estão adequados. Para além disso, é importante perceber qual o suplemento que fará mais sentido para os objetivos de cada um.
7. Não procurar ajuda de um nutricionista
A alimentação é um pilar fundamental no processo de ganho de massa muscular, como tal, é importante procurar a ajuda de um nutricionista para que este possa elaborar um plano alimentar personalizado que vá de encontro às necessidades e objetivos individuais.
Nutricionista Christiane Santos, 3869N
Fitness Factory Leiria