6 Dicas para Regressar às Rotinas, sem Stress!
Nutrição
É normal que o regresso à rotina cause alguma ansiedade. É altura de articular os novos ritmos laborais com os novos ritmos familiares - esta é uma questão que se coloca particularmente a quem tem filhos, já que o fim do verão é sinónimo de aproximação do ano escolar, o que implica mil e uma tarefas para fazer, já para não falar da caixa de e-mail que já espreitámos e está entupida!
Sim, sabemos que este regresso pode ser mesmo desgastante, por isso preparámos 6 Dicas que te vão ajudar a tornar esta fase menos difícil.
1. Faz um desmame das férias
Evita que os últimos dias de férias sejam um rebuliço e desregrados. Se possível, guarda as últimas duas noites para fazer o horário de sono que fazias antes das férias. Aproveita esse período para repousar a mente. A ideia de ter alguns dias antes do regresso ao trabalho depois das férias, é também para dar tempo ao próprio organismo de se adaptar progressivamente à rotina.
2. Organiza a tua casa
Aproveita os dias antes do regresso para orientar a roupa, limpar e organizar a casa. O próprio ambiente da nossa casa tem muita influência sobre o nosso estado de espírito. Por isso organiza a cabeça e alinhas ideias, ao mesmo tempo que organizas a tua casa.
3. Acorda mais cedo
No primeiro dia de trabalho, levanta-te um pouco mais cedo do que o necessário de modo a teres algum tempo para cuidar de ti. Podes aproveitar para tomar o pequeno-almoço com mais calma e até sair de casa com tempo. Se tiveres filhos, define um horário como limite para sair de casa. Até lá têm de estar todos despachados e prontos a sair.
4. Prepara mentalmente uma lista de prioridades
Antes de as férias terminarem, pensa nos assuntos que deves priorizar. Não vale a pena abrir todos os e-mails que são importantes se eles não forem realmente urgentes. Organiza a tua secretária e a tua agenda! Define prioridades e se possível, começa o dia com uma tarefa que te seja gratificante e útil – um novo projeto, por exemplo.
5. Não sejas demasiado duro contigo mesmo
Não se recupera das férias instantaneamente. Por isso não esperes que vais voltar à tua produtividade habitual em três tempos. Leva o regresso com calma e aceita o teu próprio ritmo.
6. Cuida de ti
Os primeiros tempos podem ser intensos, mas não te deves esquecer de cuidar de ti! Fazer algo que gostes e sobretudo que te faça sentir bem é fundamental para que este regresso seja um sucesso. Não saltes refeições e não te isoles a trabalhar até altas horas. Inclui exercício físico na tua rotina. Ao contrário do que te possa parecer isso vai dar-te energia e boa disposição! Além do mais, a tua saúde é completamente essencial à tua boa performance no trabalho.
E agora, sente-te mais mentalmente preparado para o regresso ao trabalho?