6 dicas de hábitos alimentares sustentáveis
Nutrição
Exercer pequenas atitudes no quotidiano é crucial para construir uma sociedade mais justa e equilibrada. Escolher alimentos orgânicos e naturais, por exemplo, contribui para a preservação da água, do ar, do solo e, principalmente, da saúde. Afinal, este tipo de alimentação garante o consumo de produtos livres de aditivos químicos e agrotóxicos, herbicidas, pesticidas e fertilizantes artificiais, que prejudicam a saúde humana e podem degradar o ecossistema.
Em suma, ao aliar sustentabilidade e alimentação, contribuímos para a preservação do planeta, o que oferece uma melhor qualidade de vida a todos e favorece a conservação dos recursos naturais.
Confere aqui as 6 dicas que te vão fazer desenvolver hábitos que vão contribuir para ajudar o meio ambiente.
1. Evita o uso de embalagens
As embalagens (e invólucros) de papel e plástico que protegem boa parte dos alimentos que consumimos são os maiores culpados pelo crescimento do volume de resíduos no planeta.
Se queres colaborar com a redução do lixo produzido, uma boa sugestão é adquirir alimentos frescos e não embalados ou que utilizem embrulhos em versões biodegradáveis.
2. Muda os teus hábitos de cozinhar
É óbvio que usar uma panela para cozinhar é a melhor forma de fazer as tuas refeições. Mas e porque não aproveitar esse período tendo em consideração a sustentabilidade?
Uma boa ideia é utilizar o vapor do tacho em que estamos a cozer o arroz, para cozinhar hortaliças e legumes. Outra dica interessante é reaproveitar a água que utilizámos para cozer os legumes — que têm diversos nutrientes — para fazer outras receitas, como feijão, massa ou até sopa.
3. Ter uma horta
Se tens varanda ou um pequeno espaço onde caibam alguns vasos, reserva algumas horas do teu dia para fazeres uma pequena horta em casa e ter uma alimentação mais saudável.
Não é necessário ter uma área grande para plantar frutas ou vegetais. Ao cultivar uma simples plantação de ervas e temperos, por exemplo, já estás a contribuir para a preservação do planeta e reduz os custos da tua alimentação.
4. Aproveita 100% dos teus alimentos sempre que possível
Conseguir aproveitar os pedaços que sobram da tua refeição e a casca do produto é fundamental para tornar a tua alimentação mais nutritiva, reduzir o desperdício e poupar algum dinheiro.
Existem diversas receitas simples de massas, tortas e sopas que utilizam caules, sementes, talos e folhas de diversos alimentos que normalmente não seriam utilizados. Que tal pesquisar algumas possibilidades para evoluir os teus dotes culinários?
5. Valoriza o consumo de produtos orgânicos
Os alimentos orgânicos passam por um processo de produção sustentável em todas as suas fases, com o objetivo de amenizar os danos causados ao meio ambiente. Eles podem ser carnes, frutas, vegetais e até alguns industrializados, como biscoitos, massas e pães.
Basta procurares o selo orgânico na embalagem para teres a certeza de que estás a comprar um produto sustentável.
6. Adquire produtos da tua região e de cada estação
Adquirir alimentos produzidos na tua região, bem como na estação própria da sua produção, é uma excelente opção para incentivar o comércio local e evitar diversos impactos ao ambiente, que são gerados pelo armazenamento, conservação, transporte e duração da validade.
Esperamos que adotes estes hábitos sustentáveis, para que as tuas atitudes possam contribuir de forma positiva para a preservação do meio ambiente e que, acabes por contagiar as pessoas que te são próximas de forma a que todos tenhamos este comportamento ecológico.