5 Resoluções para mudarem o teu ano
Nutrição
Ainda que as resoluções de Ano Novo possam mudar de pessoa para pessoa, existe uma que, certamente, será comum a todos nós. Investirmos na nossa saúde.
Começa por:
- Praticar atividade física 3x semana (exercícios de resistência (musculação), trabalho cardiovascular ou apenas caminhar)
Os benefícios são inúmeros, podendo ir desde o fortalecimento dos nossos músculos, ossos e tendões, até à melhoria da nossa função respiratória, sistema imunológico, circulação sanguínea, redução do risco de ocorrência de inúmeras patologias e dos sintomas de depressão, stresse e ansiedade.
- Alimentação equilibrada
Se pensarmos que a alimentação é o nosso “combustível” diário e que pode representar um papel protetor da nossa saúde, será, logicamente, do nosso interesse, nutrir adequadamente o nosso corpo através de escolhas mais inteligentes.
Garantir um bom consumo de fruta e hortícolas, privilegiar lacticínios magros, hidratar convenientemente durante o dia, dar preferência ao azeite como fonte de gordura para confecionar e temperar, evitar consumo excessivo de sal e açúcar e limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, são algumas dicas importantes para atuarmos na promoção da saúde e prevenção da doença.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e o consumo de drogas
Escusado será abordar, de forma extensa, este tema, dados os conhecidos efeitos tóxicos que estas substâncias apresentam no nosso organismo. Desde o risco de intoxicação, cancro, problemas sexuais, como a infertilidade ou disfunção erétil, distúrbios menstruais e do sono, doenças hepáticas, fragilização do sistema imunológico e até, em casos mais graves, a morte.
- Privilegiar uma boa higiene do sono
De forma geral, garantir entre 7 a 9 horas diárias de sono, evitando o uso de estimulantes (ecrãs, luzes, refeições pesadas, refrigerantes, chocolates, café/cafeína, …) perto da hora de ir deitar, apresentam-se como recomendações base para uma boa noite de sono e, consequentemente, promotora de um bem-estar geral e boa qualidade de vida, fortalecimento da memória, imunidade adequada, ajuda no combate de infeções, melhor capacidade intelectual e laboral e prevenção do aparecimento de doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares.
- Trabalhar a nossa saúde mental
É importante aprender a desacelerar, fazer uma boa gestão das suas atividades. Devemos, assim, procurar fazer coisas que nos dão prazer (reservar um tempo para nós, para cuidar, ou simplesmente para descansar), investir na relação com os outros (não descuidar o ambiente familiar, manter relações sociais, não cair no isolamento, praticar exercícios de relaxamento ou meditação, defina novos objetivos ou metas de vida a atingir, manter-se motivado e, como referido dormir bem, manter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico regularmente.
Cuidar da nossa saúde, é cuidar de nós.
Nutricionista Filipe Vicente (N4555) – Fitness Factory Leiria