5 Motivos para consumir produtos Nacionais
Nutrição
Porquê comprar produtos nacionais/locais?
- Escolha saudável e sustentável;
- Importante em relação a termos económicos e sociais;
- Ajuda na criação de postos de trabalho;
- Auxilia na preservação da cultura e identidade nacional;
- Fixação das pessoas no território.
A compra de produtos nacionais/de proximidade é um fator importante não só em termos económico e sociais, mas também na sustentabilidade. Uma vez que possui um menor impacto na pegada de carbono, pois existe uma redução na emissão de CO2 derivado pelo transporte dos produtos. Os produtos nacionais são mais económicos, contribuem para o equilíbrio da economia, auxiliam na redução do desemprego e criação de novos postos de trabalho. A nível ambiental possui um menor impacto, auxilia na biodiversidade e na melhor gestão dos recursos.
Portugal possui um grande número de produtos alimentares de qualidade diferenciada, que são qualificados de forma a garantir a tradicionalidade e qualidade dos produtos. Estes produtos são qualificados como Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Especialidade Tradicional Garantida (ETG).
Formas de identificar produtos Nacionais?
Selo “Portugal sou eu”
Este selo pertence a um programa direcionado para Pequenas e Média Empresas (PME´s) e tem como objetivo dinamizar e valorizar a oferta nacional. Incentiva à produção nacional, ao consumo informado e à criação de postos de trabalho.
Selos DOP, IGP e ETG
Os selos DOP, IGP e ETG foram criados com o propósito de proteger a autenticidade de determinados produtos agrícolas e gêneros alimentícios de mau uso e imitação. São também uma forma de garantir a qualidade dos produtos.
DOP - Inclui produtos agrícolas e géneros alimentícios produzidos e processados e preparados numa determinada área geográfica delimitada. (Exemplo: Azeite de Trás-os-Montes).
IGP – Inclui produtos agrícolas e géneros alimentícios estreitamente conectados à área geográfica, ou seja, pelo menos uma das etapas de produção, processamento ou preparação é localizada na área. (Exemplo: Chouriço mouro de Portalegre).
ETG – Inclui produtos com carater tradicional, quer na composição (ingredientes) ou nos meios de produção de produtos agrícolas e géneros alimentícios (Exemplo: Sopa da Pedra de Almeirim)
É importante olhar para as nossas escolhas diárias como um conjunto de atos que fazem a diferença para a sustentabilidade do ambiente, o desenvolvimento da economia interna, fortalecimento da identidade cultural e contributo para o bem-estar das populações, assim como das próximas gerações.
Nutricionista Filipa Carvalhosa 3910NE - Fitness Factory Valongo