10 Dicas para te proteger do calor
Lifestyle
Com a subida da temperatura para os próximos dias é importante relembrar que a exposição ao calor intenso pode ter efeitos negativos na saúde, com a desidratação e outras complicações que podem ser evitadas.
Quando a temperatura ambiental é mais alta, o nosso organismo tem mais dificuldade em regular a sua temperatura. As crianças, os doentes crónicos e as pessoas idosas são particularmente vulneráveis e por isso, todas as medidas que possam ajudar são importantes.
1. Beber muitos líquidos, sem esperar por ter sede. A água é a bebida de eleição;
2. Não beber bebidas alcoólicas ou com cafeína pois aceleram a perda de líquidos;
3. Dar preferência a peças de vestuário finas e largas, de cores claras e tecidos leves (como o algodão);
4. Fazer refeições leves dando preferência a legumes e frutas;
5. Praticar atividade física logo de manhã, ou ao fim do dia evitando as horas de maior calor;
6. Permanecer em ambientes frescos;
7. Usar um chapéu para proteger a cabeça, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com fator igual ou superior a 30;
8. Evitar a exposição direta ao sol entre as 11h00 e as 16h00;
9. Ir à praia apenas de manhã cedo ou ao final da tarde. Na praia, renovar a aplicação de protetor solar pelo menos de duas em duas horas e após os banhos;
10. Nas viagens de carro, escolher as horas do dia de menor calor e não deixar nenhuma pessoa ou animal de companhia num automóvel estacionado.
Perante sintomas como febre, tonturas, mal-estar, dores de cabeça fortes, sonolência, sensação de desfalecimento ou perda de conhecimento durante períodos de calor deve ser contactada a Linha Saúde 24: 800 24 24 24.
Bom Verão!