Treino aeróbico e anaeróbico – Quais as diferenças?
Fitness
As principais diferenças são em qual o metabolismo energético que está a ser maioritariamente utilizado pelo organismo como resposta à atividade física desempenhada. Quando há atividade física, seja ela de maior ou menor intensidade e de curta ou longa duração, o organismo reage de diferentes maneiras adaptando-se do melhor modo às necessidades para um bom funcionamento e desempenho.
A relação está entre a maneira como é produzida energia para o funcionamento dos músculos. Ou seja, no exercício aeróbico o consumo de oxigénio é que gera energia para os músculos, enquanto no exercício anaeróbico o oxigénio não é utilizado como fonte de energia, existem sim transformações de substâncias químicas por parte do nosso organismo (processos metabólicos) que vão gerar essa energia.
Exercício aeróbico
No exercício aeróbico, o oxigénio estimula o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e vascular, e é utilizado para processar energia para os músculos. Quanto maior for a capacidade do organismo em aproveitar o oxigénio recebido, maior será a produção dessa energia. Os exercícios, contínuos e prolongados, para além de utilizarem uma grande parte dos músculos, melhoram o funcionamento do coração, dos pulmões e do sistema cardiovascular. Caminhar, nadar, andar de bicicleta e correr são apenas alguns exemplos de atividades aeróbicas.
Exercício anaeróbico
Em Biologia, os seres anaeróbicos são aqueles que podem viver e reproduzir-se na ausência de ar. Logo, o exercício anaeróbico é aquele em que acontecem processos metabólicos para gerar energia aos músculos, não sendo utilizado para esse efeito o oxigénio consumido. Os exercícios são de breve duração e de grande intensidade. São exemplo disso exercícios de musculação e exercícios de velocidade com ou sem carga, como os sprints, os saltos e o lançamento de peso.
Um programa completo de treino deve incluir exercícios de ambos os tipos. Os desportos que proporcionam bem-estar são aqueles que se adequam á forma física individual e que vão de encontro às expectativas de cada um. Se por um lado o aeróbico trabalha principalmente o sistema cardiorrespiratório, por outro lado o anaeróbico vai proporcionar um maior desenvolvimento da massa muscular.
Em termos de benefícios, não há nada melhor que fazer uma alimentação saudável e moderada associada a um plano de treino adequado que consista nos dois tipos de exercícios, sempre acompanhado de profissionais de saúde das respetivas áreas.