Será que a balança é tua amiga?
Fitness
Todas as pessoas gostariam de ter resultados rápidos, milagrosos, com pouco esforço e, quando isso não acontece, a maioria acaba por desistir. A verdade é que esse caminho na realidade, é longo e desafiante.
Quantas vezes já foste ver o teu peso na balança e o teu peso se manteve exatamente igual? Quantas vezes desististe do teu percurso nos teus treinos e alimentação porque o número da balança não mudou?
Pois é, a verdade é que o teu progresso pode ser medido por outros indicadores mesmo que o peso na balança não se altere, vou explicar-te como:
- Fotografias corporais
Todos os dias olhamo-nos no espelho e, muitas vezes, nem nos apercebemos do aumento/perda de peso numa fase inicial pois a nossa imagem é familiar. Tirar fotografias do “Antes” e do “Depois” é uma excelente estratégia para veres o teu progresso;
- Medições corporais
Com a ajuda de uma fita métrica podes medir regularmente os teus perímetros (por ex: cintura, anca, braço, coxa) e assim veres o aumento ou diminuição do teu volume corporal, sinal de perda/aumento de peso;
- Rendimento no treino
Com a prática regular de exercício físico, vais aperceber-te que aos poucos vais evoluindo. Poderás ver progresso nas cargas utilizadas nos exercícios, na diminuição no tempo de descanso entre exercícios ou até mesmo na resistência durante aquela corrida ou caminhada que antigamente era tão difícil;
- Roupa utilizada
Utiliza uma peça de roupa como guia para a tua evolução. Pega naquelas calças de ganga mais justas ou na camisola que costuma estar larga e fica com mais uma referência do teu progresso.
Procura ajuda e aconselhamento de um profissional que te possa ajudar a atingir os objetivos, confia no processo e sê paciente, o progresso e evolução requer tempo para que as mudanças sejam duradouras.
Ricardo Mendes, Personal Trainer Fitness Factory Leiria