Resistência Física
Fitness
A resistência é um elemento muito importante para um bom desempenho no treino. Mas para que isso aconteça deve ser, diariamente, trabalhada e melhorada através de exercícios aeróbicos!
Seja correr, saltar à corda, dançar ou andar de bicicleta, o importante é praticar regularmente exercício físico no mínimo durante 30 minutos sem pausas.
Apesar da resistência física ser um conceito muito abrangente, podemos defini-la pela capacidade que o corpo tem de resistir à fadiga durante um esforço físico prolongado.
Para otimizar esta capacidade, é importante incluir na rotina regular de exercício físico, não só o treino de força, como principalmente o treino cardiovascular. Existem dois métodos para tornar este tipo de treino mais eficaz.
1. Métodos Contínuos
Manter uma intensidade constante ao longo do tempo de treino. Este método tem como objetivo principal o desenvolvimento da via metabólica aeróbia.
2. Métodos Intervalados
Existem duas formas de executar este método: intercalando períodos de intensidade moderada com baixa para pessoas com um condicionamento físico baixo, não conseguindo manter uma intensidade moderada de forma contínua ou intercalando períodos de alta intensidade com descanso passivo ou ativo, mais conhecido por high intensity interval training (HIIT). Este método é eficaz para desenvolver quer a via metabólica aeróbia quer a anaeróbia.
Após alguns meses de trabalho regular, o corpo já terá ganho um novo bem-estar relativo ao esforço a que está sujeito, para além disso os músculos e órgãos do sistema cardiorrespiratório ficam mais aptos.
Ter uma boa Resistência Física depende sobretudo da continuidade e consistência dos treinos. Os treinos regulares de, pelo menos, 30 minutos cerca de 3 vezes por semana vão permitir que ao fim de alguns meses, os músculos estejam habituados ao esforço e consequentemente a respiração melhora, tal como aumenta a capacidade cardiorrespiratória, permitindo assim que tenhamos um sistema imunitário mais forte e um coração mais saudável!
A atividade física é recomendada pela OMS e aconselhada ao longo de todo o ano. Para ficar em forma é possível praticar exercício ao ar livre, no ginásio ou até mesmo em casa. O importante é que mantermo-nos ativos e com hábitos de vida saudáveis.