Pilates - o que é?
Fitness
O Pilates é um programa de exercício concebido para tornar o corpo mais forte e estruturalmente mais eficiente. Este método de alongamento e exercício físico baseia-se na anatomia humana e o seu objetivo é fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco.
Foi criado e desenvolvido por Joseph Pilates (1880-1967), um alemão que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental.
Para o fundador, o core era visto como o centro de gravidade do corpo, sendo por isso a parte mais importante e a qual devia ser fortalecida através da prática da modalidade. Isto porque são os músculos que constituem o core que sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura. Trabalhando-os, as vantagens são várias: músculos mais fortes e definidos, mais flexibilidade e melhor postura e sensação de bem-estar.
Entre as inúmeras vantagens do Pilates, são de destacar o aumento da flexibilidade, a ativação dos músculos do tronco, a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas e ajuda a prevenir a incontinência urinária.
A prática regular desta modalidade tem como objetivo o alinhamento postural e o alcance de uma posição neutra, produzindo resultados de longa duração.
A sua prática está associada a um corpo mais magro e tonificado. Mas os benefícios do Pilates também atuam a nível psíquico, melhorando o autoconhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.