7 Dicas para encontrar tempo para treinar
Fitness
É normal que nos dias que correm, com o ritmo acelerado a que vivemos, fazermos uma boa gestão do nosso tempo livre seja um desafio. No entanto, na maioria das vezes para ter tempo, basta sermos mais flexíveis e mudar a nossa rotina.
Fazer exercício é fundamental e não deve deixar de o fazer só porque tem pouco tempo, tem horários apertados ou uma vida ocupada.
Partilhamos 7 dicas que te vão ajudar a encontrar tempo para treinares e a rentabilizares o teu tempo:
1. Colocar o despertador mais cedo
Dormir é fundamental para que o nosso corpo recupere. Durante este momento, acontecem vários processos biológicos fundamentais para garantir o bom funcionamento do nosso corpo. Sem sacrificar uma boa noite de sono (deitando-se um pouco mais cedo, por exemplo) porque não colocar o despertador para fazer exercício físico com 15’ de duração, que não te consomem muito tempo?
Consulta a nossa Plataforma VEO e escolhe a tua melhor opção!
2. Torna o exercício parte da tua rotina diária incluindo-o na tua agenda diária
Não ter tempo é uma das desculpas mais habituais no nosso dia-a-dia.
Para evitar que isso aconteça, organiza o teu tempo e marca na agenda (ou no telemóvel) uma hora do teu dia para treinar. Podes sempre colocar um lembrete ou utilizar uma aplicação de desporto que te lembra que está na hora de treinar.
3. Define objetivos
Ter objetivos é uma forma de ter motivação extra para fazer exercício. O treino não pode ser só para “passar tempo”, pois assim será difícil manter a motivação.
Por que não tentar melhorar treino após treino? Aumenta o número de repetições, aumenta o peso que levantas, aumenta o tempo de corrida na passadeira ou até uma experiência de novas modalidades, por exemplo!
4. Aproveita o ar livre
Se já passas muitas horas fechado no trabalho, na escola, em casa ou noutro local, ou se queres fazer exercício, mas não tens muito tempo, então a rua é uma ótima opção.
Treinar ao ar livre, entre outras coisas, é mais saudável, dá-te mais liberdade,
permite-te conhecer novos lugares, apreciar a paisagem, ajuda a combater estados depressivos e a aumentar a energia.
De momento, podes até experimentar as aulas Outdoor dos clubes que têm sido muito solicitadas e divertidas, usufruindo de uma nova experiência de treino ao ar livre.
5. Evita o elevador. Usa as escadas
Ao abdicar do elevador ou das escadas rolantes, estás a exercitar o teu corpo mais do que aquilo que pensas. Estás a treinar a tua resistência cardiovascular e vários músculos como: quadríceps, glúteos ou os isquiotibiais (hamstrings).
Queres dificultar ainda mais? Tenta subir de dois em dois degraus!
6. Caminha mais e mais rápido
Se não gostas de correr ou se não podes correr (devido a alguma patologia) então andar mais rápido é uma opção, melhorando a tua resistência cardiovascular.
Caminhar é uma boa alternativa aos transportes! Por isso, durante as tuas
deslocações, sempre que puderes, caminha.
Experimenta fazer uma caminhada alternando 1 minuto a andar a um ritmo normal e 3 minutos a andar rápido. Vais ver os resultados a aparecer!
7. Socializa enquanto fazes exercício
Ter vida social é importante. E não deves deixar de o fazer porque tens pouco tempo, nem deves deixar de fazê-lo para ir fazer exercício.
Se não queres comprometer a tua vida social, mas queres fazer exercício e tens pouco tempo, por que não partilhar a experiência de treino? Podes sempre combinar uma ida ao ginásio, fazer uma aula de grupo ou uma corrida na rua com amigos.
Por que não treinarem uma hora antes de um jantar combinado, e depois saborearem a vossa refeição!
Encontrar tempo para treinar é um desafio, mas é simples!