Uma retrospetiva a 2023: principais tendências
Institucional
1º Tecnologia utilizável
Dispositivos vestíveis, como sensores de frequência cardíaca e smartwatches, tornaram-se cada vez mais predominantes na indústria de fitness. Esses dispositivos permitem que os indivíduos monitorizem a sua atividade física, monitorizem métricas como frequência cardíaca e gasto calórico e estabeleçam metas para a sua jornada de exercício físico.
A tecnologia wearable tem sido a principal tendência global desde que foi adicionada à pesquisa de 2016, com exceção de 2018, quando era o número 3 e 2021.
2º Treino de força com pesos livres
O treino de força com pesos livres concentra-se em melhorar ou manter a aptidão muscular usando barras, halteres, kettlebells e outros equipamentos. Em termos de popularidade, o treino com pesos livres ficou em 4º lugar em 2020, caiu para 8º em 2021 e depois voltou para 4º em 2022.
3º Treino com peso corporal
O treino com peso corporal utiliza equipamento e espaço mínimos, tornando-o um método de exercício barato e funcional. Apareceu pela primeira vez nas tendências em 2013 (em 3º lugar) e ficou em 2º lugar em 2017, 4º em 2018 e 5º em 2019, antes de cair para 7º em 2020 e depois recuperar para 3º em 2021.
4º Programas de exercício físico para idosos
As pessoas vivem mais, trabalham mais e desejam permanecer saudáveis e fisicamente ativas. Esta tendência retorna depois de estar entre os 10 primeiros em 2007 (a tendência nº 2) e cair para o 11º lugar em 2017. Os babyboomers (e as gerações mais velhas) têm mais dinheiro discricionário do que os mais jovens, e os ginásios podem ser capazes de capitalizar neste mercado em crescimento. Mudar a atmosfera dos ginásios para serem mais amigáveis às gerações mais velhas durante os horários menos frequentados do dia é uma tendência que está em alta.
5º Treino funcional
O treino funcional é outra tendência popular em 2023 que se concentra em melhorar o equilíbrio, a coordenação, a força funcional e a resistência para melhorar as atividades da vida diária. O treino funcional alcança principalmente adultos mais velhos, mas também é aplicável em populações clínicas, enfatizando o treino de força para melhorar o equilíbrio, a coordenação, a força muscular e a resistência para as atividades diárias.
6º Atividades do ar livre
A popularidade das atividades ao ar livre registou um aumento, possivelmente impulsionado pelas restrições da COVID-19 e pelo desejo de experiências ao ar livre. Em 2021, as atividades ao ar livre ficaram em 4º lugar e, em 2022, subiram ainda mais para o 3º lugar. Os participantes reúnem-se em parques locais, áreas para caminhadas ou trilhos para bicicletas. A tendência de oferecer atividades ao ar livre por profissionais de saúde e fitness surgiu em 2010, quando ficou em 25º lugar na pesquisa.
7º Treino intervalado de alta intensidade (HIIT)
No ano passado, o HIIT saiu das cinco primeiras classificações pela primeira vez. Anteriormente, ocupou o primeiro lugar em 2014 e 2018, mas agora está em sétimo lugar. As sessões de HIIT podem envolver vários exercícios, como halteres, ciclismo, exercícios com peso corporal e subida de escadas.
8º Exercício para perda de peso
Os programas de perda de peso têm estado consistentemente entre as 20 principais tendências. Em 2022, ocupava a quinta posição, mas caiu para o oitavo lugar em 2023. O ressurgimento desta tendência em 2022 pode ser atribuído às medidas de quarentena impostas devido à COVID-19, levando ao aumento de peso percebido ou real.
9º Treino pessoal
O treino pessoal tem sido consistentemente uma tendência popular desde o início da pesquisa em 2006. Embora tenha alcançado a terceira posição em 2008 e 2009, agora estabeleceu-se na décima posição. O treino individual continua forte à medida que o treino pessoal se torna mais acessível on-line, em ginásios, em casa e nos locais de trabalho.