Uma relação saudável entre o exercício físico e a saúde mental
Institucional
Não é novidade que o exercício físico é parte essencial de uma vida saudável. Mas além dos seus benefícios físicos, tais como a perda de peso ou aumento da força muscular, o exercício físico também pode contribuir de forma positiva na saúde mental.
Existem até diversos estudos que demonstram o impacto do exercício no humor, autoestima e até qualidade do sono.
Destacamos agora alguns dos benefícios do exercício físico para a saúde mental:
Alívio do stress e ansiedade: Ao fazermos exercício físico libertamos endorfinas que nos ajudam reduzir os níveis stress e ansiedade.
Humor: Uma parte importante do nosso dia. Além de melhorar a sensação de bem-estar e humor, pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão.
Autoestima: A prática de exercício físico de forma recorrente, contribui para que nos sintamos mais confiantes e com autoestima. Podemos até encarar melhor as tarefas do dia a dia.
Qualidade do sono: Até neste aspeto o exercício pode ajudar, mais especificamente em que tenhamos uma melhor qualidade de sono e que consigamos dormir de uma forma mais profunda.
Existem muitos mais benefícios, por isso, e devido à sua importância, deixamos algumas atividades que vão certamente fazer-nos sentir melhor:
Caminhadas: Uma atividade simples e que é possível de fazer em qualquer lado, com ou sem companhia.
Corrida: Uma forma de exercício já com algum impacto, mas que pode ser uma excelente forma de libertar o stress.
Dança: Já todos ouvimos o ditado que “Quem dança seus males espanta”, pois não é mentira. Das melhores formas para melhorar o humor e autoestima.
Yoga: Uma atividade física que através da sua combinação de exercícios pode reduzir os níveis de ansiedade ou mesmo dor.
A verdade é que em alguns casos basta apenas sairmos de casa e darmos o primeiro passo para que nos sintamos bem e até mais ativos.
São pequenos hábitos que podemos ganhar e que vão conduzir a grandes mudanças.