A Influência do Marketing Digital no Fitness
Institucional
As redes sociais todos os dias ganham novos utilizadores e não são apenas pessoas! As marcas, de uma forma genérica, têm vindo gradualmente a ganhar mais expressão no digital!
É impossível negar o crescimento que as redes estão a ter, não só em Portugal, mas por todo o mundo também. E por isso, são cada vez mais as marcas a utilizar o marketing digital em seu próprio benefício.
A grande maioria da população está presente no mundo digital e esse é um fator a ter em conta por qualquer marca, nomeadamente nas marcas ligadas à área do Fitness. As redes sociais e a publicidade online são um mercado vasto, mas no entanto, revelam-se como uma aposta ganha quando pensadas numa estratégia integrada de marketing. É através desta última que nasce a possibilidade de criar interação, relacionamento e conexão com o público, sendo um ponto decisivo e fundamental no que toca a vendas por parte dos clubes.
O termo Fitness sempre foi uma das procuras mais feitas em sites de pesquisa e daí surge a oportunidade de conseguir comunicar com quem se interessa por este assunto. As marcas de Fitness têm agora a possibilidade de inspirar, transmitir conhecimentos e até de influenciar o comportamento das pessoas que as seguem.
Todas as ações de marketing e comunicação devem ter um propósito como o intuito de aumentar a notoriedade da marca, demonstrar confiança e reputação, como forma de conquistar novos clientes ou até para ajudar a reter os atuais. Em termos quantitativos, os resultados destas ações, podem ser refletidos nas inscrições feitas nos clubes, pagamentos de mensalidades e aumento de “segundas vendas” (como compra de merchandising ou algum tipo de suplementação). Porém, existem outros efeitos pouco “contabilizáveis” e que se prendem com a (boa) reputação e credibilidade geradas e o reflexo que as mesmas possam ter na retenção e fidelização dos clientes às marcas / clubes.
É importante que através das redes sociais as marcas consigam entender o seu tipo de cliente, perceber os seus hábitos e preferências, para que consigam ter uma abordagem o mais personalizada possível.
O contexto de Fitness está inteiramente ligado à relação humana e social, ou seja, é de altíssima importância a interação entre instrutores, comerciais ou nutricionistas com o seu público através do digital, seja através das redes sociais, do email, dos blogs e até das próprias aplicações que a maioria dos ginásios já tem e utiliza para o efeito.
O marketing digital é uma força a aproveitar por qualquer marca, não só na área do Fitness, mas por qualquer área. Nos dias que correm e com a velocidade alucinante com que a tecnologia evolui, quem não tem uma presença online fica em desvantagem face à concorrência.