A felicidade no Mercado do Fitness
Institucional
O Fitness tem uma grande capacidade de criar felicidade e bem-estar nas pessoas, no entanto, ainda não lhe é dada a importância necessária!
Portugal tem uma das maiores taxas de burnout da Europa, um dado assustador e que precisa urgentemente de ser melhorado! É nossa obrigação, como parte da indústria do Fitness, alterar este paradigma de uma forma mais concreta e rápida.
Segundo o relatório de Felicidade Mundial 2022, Portugal aparece na 56ª posição, entre os 146 países que fazem parte da lista. Em contrapartida, o nosso país ocupa o primeiro lugar na lista dos países da União Europeia com maior risco de burnout. Para fazer esta lista, o site inglês Small Business Prices teve como base o índice de felicidade mundial de cada país.
Após a leitura destes dados, é visível a urgência de mudar este padrão e criar mais oportunidades de felicidade para as pessoas, e é aqui que o Fitness pode fazer a diferença.
Enquanto mobilizadores do Fitness e bem-estar, todos os técnicos de exercício têm a missão de criar uma experiência positiva ao cliente para que este volte, sendo o treino personalizado uma mais-valia nesta situação.
As competências de relacionamento fazem parte da formação de um instrutor, e é urgente que isto aconteça por todo o mercado de uma forma mais consistente! No caso da indústria Fitness, é criado um contexto positivo à volta do exercício e dos seus benefícios, tendo em conta aquilo que é a necessidade do cliente. Promover os níveis de felicidade nos sócios, é a chave para que estes se sintam melhor, e consequentemente, sofram uma alteração positiva no seu humor ou até mesmo depressão.
Através de um estudo feito pela Universidade de Columbia, tanto a prática de exercício físico como uma alimentação saudável, têm um impacto positivo na saúde mental.
A depressão, o burnout, ou qualquer outro problema de saúde mental, tem de ser combatido urgentemente! A nossa sociedade está formatada para que um ser humano trabalhe determinadas horas por dia, que faça as suas tarefas de casa, mas onde fica a felicidade e o prazer pelas coisas boas? O Fitness tem aqui um papel importante, ajudar a combater estes problemas de saúde cada vez mais recorrentes, e com isso potenciar a vida feliz e equilibrada que qualquer pessoa deverá ter.