A Comunicação horizontal que deferencia o Fitness Factory
Institucional
Existe apenas um fator essencial para pertencer ao franchising: Trabalhar em equipa.
Desde 1987, ano em que o franchising chegou a Portugal, são mais de 140 marcas a fazer parte deste modelo de trabalho. Ser empreender neste país não é fácil, mas sê-lo no franchising é possível e seguro, explica a secretária-geral da APF em entrevista à SAPO: “o franchising é a melhor forma de empreender com segurança porque alguém já testou o modelo, verificou que funciona, e começou a partir daí a fazer franquia”.
São cerca de 30 mil empresas a fazer parte do mundo do Franchising, dando emprego a mais de 200 mil pessoas. Sendo essa uma necessidade emergente do nosso país, a possibilidade de encontrar um emprego através do franchising, acaba por ser um fator diferenciador e valioso na altura de construir um negócio em Portugal.
Já são conhecidos alguns dos efeitos negativos que a pandemia trouxe aos negócios, como o aumento do desemprego, empresas a fechar e pessoas num completo ‘burnout’ sem saberem o que fazer. No entanto, e felizmente, houve negócios a sobreviver e a destacarem-se neste período de tempo, nomeadamente a marca Fitness Factory. Criada em 2015 pelo CEO Pedro Simão, num franchising que “aconteceu por acaso” e que conta hoje em dia com 24 ginásios, em que 8 deles são unidades próprias.
Foi uma equipa dedicada ao consumo virtual e que apresentou soluções para o fitness em casa que fez reter os clientes, dando assim à marca uma forte credibilidade e força para que as pessoas confiassem nela.
No ano passado, a franquia já havia recuperado 90% da faturação para 10 milhões de euros, assim como 85% dos clientes. Neste ano, é esperado um aumento de 30%, algo que alguns dos clubes já conseguiram alcançar e que se espera que seja recíproco por todos os outros.
Sempre em contacto com os seus franchisados e assente numa “comunicação horizontal”, é disto que é feita a marca de sucesso Fitness Factory.