5 Razões para não fechar o seu negócio!
Institucional
Ao longo destas ultimas semanas, apesar de confinado em casa, tenho falado com muito mais pessoas do que normalmente falaria quando o ritmo de trabalho se distribuía entre o escritório, reuniões de equipa, visitas a clientes ou a novas obras em curso. Parece que, de repente todos passámos a comunicar muito mais e, sobretudo a partilhar muito mais as nossas duvidas e preocupações.
Dos vários grupos de conversação em que estou envolvido (e acredito que qualquer um de nós tenha quintuplicado o seu numero de grupos nas redes sociais) e das várias horas que tenho passado ao telefone com colegas, uma ideia tem vindo a ficar no ar: “possivelmente já não irei abrir de novo”!!!
Como parte integrante do Sector do Fitness, pessoa envolvida a 100% nesta área de negócio e entusiasta por natureza, não podia deixar de partilhar a minha perspectiva sobre este tema! Não sendo nenhum economista, nem tendo pretensões a visionário, deixo-vos aqui apenas então as razões pelas quais EU (e todas as pessoas que acreditam nestes projectos) não vamos deixar “morrer o nosso negócio”:
1 - O Negócio do Fitness é um dos negócios do Futuro
Não sou eu que o digo!
É o próprio mercado que, ao longo dos últimos anos, por força do aumento da credibilidade e da reputação dos profissionais e dos líderes que o constituem, tem vindo a crescer e sobretudo a correlacionar-se de uma forma intrínseca com a área da saúde. São poucos os negócios que conseguem despertar um aumento da qualidade de vida do cliente e, em simultâneo de realização e superação individual dos clientes assim como contribuir para o seu desenvolvimento pessoal!
2 - Pode fazer diferente … com o que já tem!!!
A ideia de completa transformação para poder sobreviver nem sempre é a que tem mais resultados. Agarre na sua equipa e reveja os métodos. Identifique o cliente alvo e se aquilo que tem para oferecer está de acordo com o perfil de consumo do mesmo. A definição de um propósito claro entre as pessoas que já trabalham consigo pode ser a chave para a re-união das mesmas no sentido do sucesso da empresa.
3 - A re-invenção está "mesmo aqui ao lado”!
Fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes é o caminho contrário ao pretendido. As condições com que entregamos o nosso produto são completamente diferentes das condições de há 3 meses atrás. A necessidade de re-inventar essa entrega não pode nem deve colocar em causa a sustentabilidade do negócio e sobretudo deve ser projectada num futuro para lá das já conhecidas limitações. Soluções a prazo podem não passar de apenas um “penso-rápido".
4 - A Gestão é uma coisa que se aprende…a Paixão não!
É uma das caraterísticas do nosso negócio: quem está no Fitness está por paixão! E esta é a verdadeira razão que leva os nossos profissionais a transformarem a vida dos nossos clientes! Esta é uma força intrínseca do sector mas que só é válida quando potenciada pela gestão adequada dos recursos. Digo muitas vezes: Comecei por Paixão…cresci com a Gestão!
5 - As pessoas não mudaram de casa!!
É verdade! Elas não mudaram de casa, apenas não saíram de casa durante algum tempo e alteraram a sua forma de comprar produtos e de se relacionarem com o meio envolvente. As pessoas continuam a viver nos mesmos sítios e cabe-nos a nós encontrar o equilíbrio entre o novo tipo de oferta/procura. Sairá vencedor quem conseguir fazer parte desta nova forma de consumo e de relação!
Entre as nossas equipas e os nossos franchisados também temos momentos menos bons ou de menor "positividade"!
Mas esses são infinitamente menores do que os momentos em que estamos focados e empenhados em servir o cliente criando alternativas para o conseguir fazer com sucesso.
Tenho a certeza que, tal como nós, teve um longo caminho para chegar até aqui…não é agora que vai voltar para trás!
Pedro Simão
CEO Balance Company