3 Mitos E Verdades Sobre Cardio
Cardio
Toda a gente fala da importância do Cardio no exercício físico e todos sabemos que o devemos fazer, mas afinal para que serve o Cardio?
Fique a conhecer alguns mitos e verdades sobre esta prática, bem como os métodos mais eficazes de o fazer.
O que é o Cardio?
Cardio é qualquer tipo de exercício que respeite as seguintes condições:
1. Aumento da frequência cardíaca;
2. Aumento da resistência física;
3. Melhora o funcionamento dos pulmões, coração e sistema cardiovascular.
Mito: O Cardio é qualquer tipo de exercício que aumente a frequência cardíaca.
Na realidade, todo o exercício físico aumenta a frequência cardíaca. Desde subir as escadas do prédio a levantar pesos, qualquer exercício ativa a nossa frequência cardíaca. Por essa razão, não podemos apelidar todas as modalidades de "Cardio". Um bom exercício de cardio é aquele que cumpre as condições referidas acima.
Mito: Cardio significa correr, andar de bicicleta ou nadar.
Cardio não é só isso. Podemos praticar diferentes modalidades que cumpram as condições de cardio. Atividades como dança, saltar à corda, treino em circuito e exercícios de HIIT também melhoram a nossa resistência física, a frequência cardíaca e o sistema cardiovascular.
Mito: Para perder gordura corporal devemos abusar nos exercícios de cardio.
O Cardio ajuda na perda de gordura corporal, mas isso não significa que devemos apenas praticar este tipo de exercícios. Para baixar a percentagem de massa gorda, devemos gastar mais calorias do que as que consumimos, por isso o nosso foco deve ser a alimentação. Alimentação cuidada, alguns exercícios cardiovasculares e exercícios de força com cargas moderadas são a fórmula correta para a perda de gordura corporal.
E os benefícios?
A prática de treino cardiovascular apresenta múltiplos benefícios para a saúde. Além melhorar o sistema cardiovascular, ajuda na perda de gordura corporal, alivia o stress, fortalece o sistema cardio respiratório, baixa o colesterol e a pressão sanguínea.