Nutrição

 

Dia Mundial da Obesidade

11 de outubro, o Dia Mundial da Obesidade que não deve passar despercebido! O excesso de peso não é uma questão estética e sim de saúde e qualidade de vida. Aproximadamente, metade da população adulta portuguesa tem excesso de peso, da qual 15% é obesa, e o número de indivíduos com obesidade continua a aumentar em todas as faixas etárias!

Esta é uma doença crónica e a sua prevenção deve ser vista como uma prioridade na saúde pública, de forma a contribuir para a redução das doenças mais prevalentes e com maior mortalidade, como doenças cardiovasculares e diabetes.

A prevenção é a chave: pratique uma alimentação saudável e equilibrada aliada à prática de exercício físico. Passe da teoria à prática, consulte um profissional de nutrição se sentir necessário, e atue, melhore os hábitos alimentares de toda a família.

DICAS

  • Não fique mais três horas sem comer;
  • Inclua fruta diariamente no seu dia-a-dia;
  • Recarregue diariamente o seu prato com legumes e vegetais, crus ou cozinhados;
  • Torne o azeite na sua gordura preferencial; prefira os cereais integrais e simples;
  • Reduza o consumo de produtos processados, com elevados teores de açúcar e gordura, como bolachas, pães de forma, bolos e snacks fritos.
  • Não se esqueça da água, a bebida de eleição independente do seu objetivo.

 

FONTES: Plataforma contra a obesidade; Direção Geral de Saúde.

 

NutricionistaNutrição

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