Nutrição

 

Dia Mundial da Obesidade

11 de outubro, o Dia Mundial da Obesidade, não deve passar despercebido! O excesso de peso não é uma questão estética e sim de saúde e qualidade de vida. Aproximadamente metade da população adulta portuguesa tem excesso de peso, da qual 15% é obesa, e o número de indivíduos com obesidade continua a aumentar em todas as faixas etárias!

Esta é uma doença crónica e a sua prevenção deve ser vista como uma prioridade na saúde pública, de forma a contribuir para a redução das doenças mais prevalentes e com maior mortalidade, como doenças cardiovasculares e diabetes.

A prevenção é a chave: pratica uma alimentação saudável e equilibrada aliada à prática de exercício físico. Passa da teoria à prática. Consulta um profissional de nutrição se achares necessário, e atua, melhora os hábitos alimentares de toda a família.

DICAS

  • Não fiques mais de três horas sem comer;
  • Inclui fruta na tua dieta diária;
  • Recarrega diariamente o teu prato com legumes e vegetais, crus ou cozinhados;
  • Torna o azeite na tua gordura preferencial; opta preferencialmente por cereais integrais e simples;
  • Reduz o consumo de produtos processados, com elevados teores de açúcar e gordura, como bolachas, pães de forma, bolos e snacks fritos.
  • Não te esqueças da água, a bebida de eleição independentemente do teu objetivo.

 

FONTES: Plataforma contra a obesidade; Direção Geral de Saúde.

 

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